quarta-feira, 19 de agosto de 2009

JL e eu: uma história de amor!

Sou contadora de histórias reais. Por isso vou começar contando como foi que isso aconteceu comigo! Estava eu, Viviane Pascoal, muito bem criando milhões de histórias incríveis, e escrevendo, claro, quando fui picada pelo vírus da realidade. De repente percebi que as pessoas reais tinham histórias bem mais interessantes para contar. Era isso o que eu queria quando fui parar no curso de jornalismo.

Aprendi a contar a história esmagada em um parágrafo, fingindo que eu-repórter naõ existia. Não pensava, nem sequer estava ali. Simplesmente reportava. Mas minha essência irremediavelmente criativa não deixou isso acontecer. Eu queria contar histórias sim, mas com arte. A literatura ainda pulsava forte em mim. A solução veio no último ano de faculdade: contei uma história real, com linguagem literária. A história de uma família nordestina, tão comum que a gente não vê, virou livro. Vidas em Retalhos: tecendo os fios da invisibilidade social, meu primeiro filho.

Foi assim que eu conheci o jornalismo literário. Olhei, me apaixonei, iniciei um namoro. E olha só, meu "namorado" tinha uma academia. Não dessas de malhar o corpinho, mas Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Um local para se malhar a mente, exercitar o olhar humano sobre a vida e a escrita literária sobre o jornalismo. Aprendi a amar até mesmo os desafios que ele propunha. No final da especialização eu disse "sim", assumindo o compromisso de escrever e humanizar o real. Do envolvimento com o jornalismo literário já nasceram alguns frutos: reportagens especializadas, perfis, e até um site! www.redacaointegrada.com.br, que logo estará no ar, com a missão de contar ainda mais histórias.

Se seremos felizes para sempre? Não sei, e que graça teria saber? Não é o desafio de não saber o que será do próximo segundo que faz a vida interessante? Ora, ninguém sabe quando o telefone vai tocar, quando um grande amor vai tropeçar em você pela rua, ou quando a sua história vai virar livro! Tudo pode acontecer. A única certeza é que hoje eu escrevo um pouquinho mais da minha própria história. E espero contar a sua também!
Conte comigo!
viviane_jornalismo@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Acho muito legal quando as pessoas encontram um grande amor. Vi seu comemtário no Blog de Francisco Castro em que comentei que eu só me pergunto uma coisa por que as pessoas acham que precisam de tanto dinheiro, se a coisa mais importante sao adquiridas gratuitamente no meu caso o amor da minha esposa e dos meus filhos.

    Obs: Ja estou te seguindo, agradeço se me seguir tambem.

    Abraços
    Marco Antonio

    http://bizziu.blogspot.com/

    ResponderExcluir